Infertilidade masculina

A questão da infertilidade costumava ser um grande tabu, principalmente para os homens. Era comum um casal que não conseguia ter filhos viver o problema em silêncio. Ou então as queixas eram murmuradas de lado a lado, com a mulher, em geral, sendo considerada a responsável, aos olhos da sociedade, pelo fato de a casa se manter mais triste sem o alarido de crianças correndo. "Olha, a fulana é seca", diziam as más línguas, em segredinhos, durante festas ou reuniões sociais.

Hoje, graças em grande parte à ciência, mas também à consciência, as responsabilidades começam a ser divididas. Dados baseados na OMS (Organização Mundial da Saúde), mostram que os homens são responsáveis por 40% dos casos de infertilidade de um casal. As mulheres, por cerca de outros 40%. O restante acaba sendo uma mescla entre ambos.

Neste Dia dos Pais, o tema se torna ainda mais palpitante porque, a partir destes dados, fica evidente que a paternidade deve começar muito antes da fecundação, já que nela está inserida a responsabilidade de o homem respeitar a sua companheira e procurar, lado a lado, entender as causas da dificuldade de um casal ter filhos.